Criado pelo médico Rubens Brasil Soares na gestão do reitor Edgard Santos, o então Serviço Médico Universitário (SMU) foi instalado, em 1952, nas dependências da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o objetivo de prestar assistência à saúde dos estudantes.
Em 1965, o atendimento foi estendido aos servidores da Universidade, docentes e técnicos-administrativos. Em 1985, o SMU passou a ser denominado como Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB) em homenagem ao seu fundador. Nesse mesmo ano, os dependentes dos servidores e os servidores aposentados também foram incorporados como população assistida pelo SMURB.
Em janeiro de 2011, na gestão da reitora Dora Leal Rosa e da então diretora do SMURB, a enfermeira Maria Luiza Dias dos Santos, foi celebrado o Termo de Acordo de Cooperação Técnica que instituiu a Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal na Universidade Federal da Bahia, Siass/UFBA, no Smurb.
A habilitação dessa unidade levou à ampliação da população assistida pelo Serviço já que passou a atender servidores de outros órgãos públicos federais através de Acordo de Cooperação Técnica com a UFBA.
Em agosto de 2016, o SMURB passou a fazer parte do Sistema Universitário de Saúde – Siunis – da UFBA, após aprovação do Regimento Interno deste Sistema pelo Conselho Universitário.
Em Abril de 2016 - Gestão de Ana Márcia Duarte Nunes Nascimento.
Em Abril de 2019 - Gestão de Tânia Neves Bucão.
O SMURB funcionou durante muitos na Rua Caetano Moura, no bairro da Federação. Na gestão do reitor Naomar de Almeida Filho, o Smurb passou a ocupar um espaço no Ambulatório Magalhães Neto/AMN, cedido pelo Hospital Professor Edgard Santos/Hupes, no barro do Canela.